O piano e as notas musicais

Claro que você conhece um piano, mas já viu um piano por dentro?
O piano é um instrumento de cordas percutidas. Dentro dele há um conjunto de cordas que são percutidas por martelinhos, acionados pelas teclas. 
Veja:
À esquerda você vê as cordas e as cravelhas utilizadas para afiná-las. Só quem é habilitado para fazer isso no piano é um profissional chamado afinador. Há também um feltro que abafa as cordas, impedindo que fiquem soando indefinidamente após serem percutidas. Quando queremos que as notas soem por mais tempo, um pedal afasta o abafador.

Hoje vamos ver onde são tocadas as notas musicais no piano. Há várias oitavas, como você vê na foto superior. (Oitava é a distância entre uma nota dó e outra nota dó, mais aguda ou mais grave.) As regiões à direita são mais agudas, há uma região central, com notas de uma altura mediana e regiões à esquerda com notas mais graves.

Como achar as notas? Primeiro achamos o dó:
O piano e o  teclado têm teclas brancas e também teclas pretas. As teclas pretas estão em grupos de duas ou de três teclas. Antes de cada grupo de duas teclas está o dó, assim como vemos na foto acima.

As demais notas situam-se na sequência ascendente (ré, mi, fá, sol, lá, si) para a direita ou descendente (si, lá, sol, fá, mi, ré) para a esquerda.

Na próxima foto, coloque você o nome das notas, imprimindo a figura ou editando a imagem. Veja a resposta na postagem seguinte, que colocarei dentro de algumas horas aqui no blog.


Tenha um ótimo dia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário