Músicas para estudo

Deus é tão bom

Hoje vou começar a ensinar como tocar uma pequena melodia no piano ou no teclado.
No post O piano e as notas musicais, vimos como localizar a nota Dó no piano. Ela fica imediatamente à esquerda de um grupo de duas teclas pretas. A nota Dó, como as demais, aparecem várias vezes no piano e no teclado, em regiões de sons de altura mediana, graves (à esquerda) e agudos (à direita).
Nossos dedos, para efeito do dedilhado próprio para tocar no piano, são numerados de 1 a 5 a partir do polegar em ambas as mãos. O polegar é o dedo número 1 e o dedo mínimo é o número 5.
Aqui está uma linda melodia.

















Para tocar esta música, vamos primeiro localizar o Dó no piano e tocá-lo com o dedo 1 da mão direita (o polegar). A melodia está escrita na clave de Sol, que fica na pauta musical superior em cada sistema (conjunto de duas pautas usadas para tocar piano). A numeração acima das notas se refere ao dedilhado usado.



Na pauta inferior, não temos, por enquanto, nenhuma nota, apenas pausas, que são pausas de semibreve, valendo cada uma quatro tempos. A pauta inferior na partitura para piano é tocada com a mão esquerda na clave de Fá, que ainda não estudamos.
Será necessário contar os tempos, de acordo com as figuras de valor das notas musicais: quando tivermos uma mínima, contaremos dois tempos; quando tivermos uma semínima, um tempo; quando tivermos uma semibreve, quatro tempos. (Veja o artigo Notas musicais - figuras que representam a duração.)
Estou explicando tudo isto e mostrando como se toca a melodia neste vídeo.
Se tiver um teclado ou piano, experimente tocá-la.




Deus é tão bom - com notas no acompanhamento


À medida que você lê com mais facilidade as notas musicais e aprende a tocar melodias simples, pode acrescentar algumas notas no acompanhamento, tornando a execução da música mais interessante.
Vamos voltar para a música Deus é tão bom, acrescentando notas em clave de Fá como acompanhamento em alguns compassos.


Acrescentei na clave de Fá as notas Si e Dó, que são tocadas com os dedos 2 e 1, da mão esquerda. O dedo 2, na nota Si; o dedo 1, na nota Dó, o Dó central do piano. A propósito, tanto o dedo 1 da mão direita quanto o da mão esquerda vão tocar a nota Dó (vamos lembrar que ela fica à esquerda do grupo de duas notas pretas no piano ou teclado).

Vamos tocar a música?
Você pode também cantar a letra: "Deus é tão bom,/ Deus é tão bom,/Deus é tão bom,/É tão bom/ Pra mim."



Criança feliz

Estou apresentando hoje um fragmento da música Criança feliz, que é escrita em compasso composto.
Até aqui todas as músicas que vimos são escritas em compasso simples.
O composto composto é formado de 2 ou mais compassos. Por exemplo, esta música está no compasso 6 por 8, que é composto de 2 compassos 3 por 8, isto é dois compassos ternários.
Veja a partitura:





Cada compasso tem seis colcheias ou figuras equivalentes. A contagem pode se dar também em dois tempos, ficando cada tempo com três colcheias.

Veja como a música pode ser tocada no teclado ou piano.
Inicia-se com o dedo 2 da mão direita na nota Sol.

No segundo compasso, mudamos o dedilhado para o dedo 2 na nota Lá, de forma a atingir com o dedo 5 a nota Ré, que aparece no terceiro compasso.

No final desse compasso, voltamos com o dedo 2 para a nota Sol e repetimos o dedilhado inicial.

No penúltimo compasso, o dedo 2 passa sobre o dedo 1 (polegar) da mão direita para tocar o Fá sustenido e volta para o sol.


Os acordes são tocados assim com a mão esquerda:

Sol M (Sol-Ré-Sol)


Ré M (Ré-Fá sustenido-Lá)


Dó M (Dó-Mi-Sol)



O pastorzinho


Estou apresentando hoje esta música tradicional brasileira - O pastorzinho. Diz a letra:
"Havia um pastorzinho que saiu a pastorear,
Saiu de sua casa disposto a cantar - 
Dó, Ré, Mi, Fá, Fá, Fá,
Dó, Ré, Dó, Ré, Ré, Ré,
Dó, Sol, Fa, Mi, Mi, Mi,
Dó, Ré, Mi, Fá, Fá, Fá."

É interessante que o nome das notas musicais da cantiga coincide com as notas musicais que são apresentadas na música e temos aí uma forma fácil de memorizar o som dessas notas.

Um detalhe novo na leitura desta música é a ocorrência de um ponto de aumento no quarto compasso. A nota Fá é uma semínima pontuada. A nota pontuada (em que aparece um ponto à direita da nota) é aumentada em metade de seu valor. Assim, a nota Fá vale um tempo e meio. O segundo tempo do compasso é completado por uma colcheia - a nota Dó.
O compasso desta música é 2 / 4 (lemos "dois por quatro"), o que significa que temos dois tempos em cada compasso e cada tempo vale uma semínima, pois a semínima é representada pelo numeral 4.
Tente tocar a música, estou apresentando o dedilhado. 
Na próxima postagem, vou acrescentar algumas notas na clave de Fá, para serem tocadas como acompanhamento.

                                                      

Ciranda, Cirandinha

Estou apresentando hoje a música Ciranda, cirandinha  com acordes. A melodia já foi estudada aqui, porém agora está com acompanhamento em acordes. Veja a partitura.










A melodia já havíamos visto. Ela está no tom de Fá Maior e por isto tem um acidente ao lado da clave - o Si bemol. Todos as notas Si da música serão tocadas como Si bemol, isto é, na primeira tecla preta à esquerda do Si, como já vimos no artigo  O pastorzinho - acidentes na música
A música inicia com um anacrouse, isto é, o compasso inicial não está completo, mas apresenta apenas uma colcheia. Observando o final da música, vemos que o último compasso também não está completo, apresentando apenas 3 tempos e meio, completando assim o compasso inicial.
A música começa com a mão direita na nota Dó. Abrimos então a mão, de forma a tocar o Fá com o dedo 2 da mão direita (indicador), o  Lá com o dedo 3 (médio) e o Dó com o dedo 5 (mínimo), como indicado no dedilhado.

Continuamos a música, tocando o Si b com o dedo 4 e seguindo, conforme o dedilhado até o compasso 3 (sem contar o anacrouse), onde há um Mi tocado com o dedo 2. Então, o dedo 2 passa sobre o 1 e este se desloca em seguida para tocar o Mi e o Dó.
Veja.















Quanto aos acordes, são tocados com a mão esquerda. Temos dois acordes:
o de Fá Maior, representado pelo F - Fá, Lá, Dó (embora em outra ordem na música) e
o de Dó com Sétima, este com quatro notas, representado pelo C7 - Dó, Mi, Sol, Sib. O Sib é a 7a. nota a contar do Dó, daí o nome de Dó com 7a.
Veja como são tocados esses acordes na música.
Este acima é o acorde de F, na música Dó, Fá, Lá (em clave de Fá).
Este acima é o acorde de C7, na música Dó, Sol, Sib (em clave de Fá).
Veja agora outras formas de escrever estes acordes.
Tente tocar também esses acordes no seu teclado.



Um comentário:

  1. Professora Celina. Ao navegar pelos sites achei o seu blog com maravilhosas explicações para quem está começando a estudar piano. Estudei cada um dos seus post são maravilhosos, são espirituais, passam tranquilidade. Deus te abençoe sempre.
    Daniel Salles

    ResponderExcluir