quinta-feira, 5 de maio de 2016

Canção de ninar



A propósito do Dia das Mães, que transcorrerá no próximo domingo, veja esta canção de ninar. O autor é Brahms e a música está facilitada, apresentando um ritmo bem fácil e alguns acordes no acompanhamento.

Mães sempre cantam canções de ninar.




Observe o dedilhado e toque a melodia. Começa com o dedo 1 da mão direita na nota Mi, possibilitando tocar as notas Sol (com o dedo 2) e Dó (agudo), Si, Lá e Sol, com os dedos 5, 4, 3 e 2.

Depois, passamos o dedo 1 para o Ré no compasso 5, possibilitando tocar primeiro o Mi e o Fá com os dedos 2 e 3 e o Sol em seguida com o dedo 2, e continuando com o dedilhado anterior para as notas seguintes.


No compasso 8, passamos o dedo 1 para o Dó (central), continuando ainda com o dedilhado anterior para as notas seguintes, isto é, dedos 5, 4, 3 e 2 para Dó (agudo), Si, Lá e Sol.

No compasso 10, é necessário passar o dedo 2 da mão direita para o Mi, possibilitando tocar o Dó (central) com o dedo 1 e depois o Fá, Sol e Lá com os dedos 2, 3 e 4.



No compasso 12, novamente o dedo 1 é usado para o Dó (central)., usando os dedos 5, 3 , 2 e 1 para o Dó (agudo), Lá, Sol e Fá seguintes.


Por último, os dedos 2 e 1 são usados para o Mi e Dó no compasso 14, e em seguida o Fá, Mi, Ré e Dó são tocados com os dedos 4, 3, 2 e 1.


Depois mostro os acordes de acompanhamento.


3 comentários:

  1. Interessante este seu espaço. Quando jovem estudei para piano, mas não mantive esta prática. Gosto muito de música, mas acabei não me dedicando a ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrou com meu e-mail mas sou pensandoemfamilia,combr/blog.

      Excluir
    2. Oi, Norma, vendo agora seu comentário.
      Comecei a estudar piano, que leciono em alguns dias da semana, aos 9 anos.
      E recentemente comecei a estudar violino. Gosto bastante de música. Interessante que meu marido e meu neto também tocam outros instrumentos.

      Excluir