terça-feira, 10 de setembro de 2013

Escalas relativas

Vou ensinar aqui o que são as escalas relativas e a escala relativa de Dó Maior, que é Lá menor.
No sistema tonal utilizado na nossa música, há tonalidades maiores e menores e, consequentemente, escalas maiores e menores. 
Na última semana, ensinei a tocar a escala de Dó Maior e agora vou ensinar a escala relativa de Dó Maior, que é Lá menor. Ambas as escalas não apresentam alterações na armadura.
Escalas relativas são as que têm a mesma armadura (conjunto de sustenidos ou bemóis, junto à clave), sendo uma em tonalidade maior e outra em tonalidade menor. A escala relativa menor é sempre encontrada uma terça menor abaixo da escala maior. Por exemplo, a nota Lá fica uma terça menor abaixo da nota Dó, que é o primeiro grau de Dó Maior (o grau em que a escala se inicia).
Só para apresentar outro exemplo, a relativa menor de Ré Maior é a  escala de Si menor, que se inicia em Si. Ambas têm na armadura Fá # (Fá sustenido) e Dó # (Dó sustenido).  
Vejam a escala de Lá menor, relativa de Dó Maior, com o dedilhado. Há mais um detalhe a esclarecer. Estou apresentando a escala na forma harmônica, que é a mais utilizada, em que o sétimo grau (o Sol na escala de Lá menor) tem uma alteração de um semitom ascendente. Isto é, o Sol na escala de Lá menor - forma harmônica - é Sol sustenido.
















Estou apresentando a escala em movimento contrário, em que o dedilhado é o mesmo para as duas mãos. 
Tentem tocar e na próxima postagem apresentarei o vídeo da escala. Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário