sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ciranda, cirandinha com acordes

Estou apresentando hoje a música Ciranda, cirandinha  com acordes. A melodia já foi estudada aqui, porém agora está com acompanhamento em acordes. Veja a partitura.










A melodia já havíamos visto. Ela está no tom de Fá Maior e por isto tem um acidente ao lado da clave - o Si bemol. Todos as notas Si da música serão tocadas como Si bemol, isto é, na primeira tecla preta à esquerda do Si, como já vimos no artigo  O pastorzinho - acidentes na música
A música inicia com um anacrouse, isto é, o compasso inicial não está completo, mas apresenta apenas uma colcheia. Observando o final da música, vemos que o último compasso também não está completo, apresentando apenas 3 tempos e meio, completando assim o compasso inicial.
A música começa com a mão direita na nota Dó. Abrimos então a mão, de forma a tocar o Fá com o dedo 2 da mão direita (indicador), o  Lá com o dedo 3 (médio) e o Dó com o dedo 5 (mínimo), como indicado no dedilhado.

Continuamos a música, tocando o Si b com o dedo 4 e seguindo, conforme o dedilhado até o compasso 3 (sem contar o anacrouse), onde há um Mi tocado com o dedo 2. Então, o dedo 2 passa sobre o 1 e este se desloca em seguida para tocar o Mi e o Dó.
Veja.













Quanto aos acordes, são tocados com a mão esquerda. Temos dois acordes:
o de Fá Maior, representado pelo F - Fá, Lá, Dó (embora em outra ordem na música) e
o de Dó com Sétima, este com quatro notas, representado pelo C7 - Dó, Mi, Sol, Sib. O Sib é a 7a. nota a contar do Dó, daí o nome de Dó com 7a.
Veja como são tocados esses acordes na música.
Este acima é o acorde de F, na música Dó, Fá, Lá (em clave de Fá).
Este acima é o acorde de C7, na música Dó, Sol, Sib (em clave de Fá).
Veja agora outras formas de escrever estes acordes.
Tente tocar também esses acordes no seu teclado.

Oferta de notebook da Dell

Nenhum comentário:

Postar um comentário