terça-feira, 18 de junho de 2013

Tocando Pezinho

A música Pezinho é tradicional do Rio Grande do Sul e ensinada muitas vezes nas escolas e Centros de Tradições Gaúchas. É ligada a uma dança típica.
Vamos aprender a tocá-la no piano ou no teclado, numa versão bem fácil.
Aqui está a partitura.
Os números acima das notas na clave de Sol e na clave de Fá indicam o dedilhado.
Veja a numeração usada para os dedos no piano.
Agora, vamos à posição da mão direita indicada na partitura para tocar a música Pezinho.

Inicialmente a mão direita vai ficar com o dedo 4 na nota Sol. (Veja O piano e as notas musicais.)

Essa posição continuarã até o compasso 15 (a numeração dos compassos está indicada no início de cada conjunto de duas pautas, a que chamamos sitema). O compasso 15 é o 6º compasso do 2º sistema. Aí vamos tocar a nota Mi com o dedo 1 e abrimos um pouco a mão para a direita, tocando a nota Sol com o dedo 2 e em seguida a nota Dó (aguda) com o dedo 5.

A mesma sequência é repetida algumas vezes, que a música é bastante repetitiva, e no final, no compasso 36, usamos o dedo 3 na nota Sol e o dedo 5 na nota Si.
No penúltimo compasso, tocamos a nota Sol com o quarto dedo da mão direita e as notas Ré e Dó, com os dedos 3, 2 e 1, terminando a música.


Veja agora o vídeo mostrando a mão direita tocando a melodia e em seguida o vídeo com o acompanhamento, que é muito simples, utilizando apenas as notas Dó, Ré, Sol e Si na mão esquerda.





Se você achou difícil, veja músicas mais fáceis aqui no blog, como Marcha Soldado, Não atire o pau no gato, Ciranda Cirandinha e outras. Bons estudos.

Um comentário: