sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Como produzir as notas no violino

Este texto foi postado originalmente em maio de 2013 e o estou reproduzindo agora:

Só a título de fornecer uma informação sobre o  violino, ele é um instrumento de cordas friccionadas. Com a mão direita, o arco é levado a friccionar as cordas, com uma técnica própria, produzindo o som.
As cordas do violino são, da mais aguda para a mais grave, Mi, Lá, Ré, Sol . A mão esquerda pressiona as cordas, de forma a produzir as notas, como no violão. Mas pasmem: o violino não tem os trastes, que no violão, no cavaquinho e em outros instrumentos de cordas, dividem as cordas perpendicularmente, indicando onde tocar as notas com a mão esquerda. É necessário memorizar onde fica cada nota. É necessário também ter muita sensibilidade para verificar onde está a afinação para cada nota.
Para os iniciantes, usa-se sinalizar a posição da primeira nota em cada corda. Assim, sabemos onde posicionar a mão para produzir a nota Lá, na corda Sol; a nota Mi, na corda Ré; a nota Si na corda Lá; a nota Fá # na corda Mi. Essas notas encontram-se a um tom da nota produzida com a corda solta. As demais notas são produzidas a partir dessa referência.
Vejam a execução da escala de Sol Maior no violino, a partir da nota mais grave.




Nenhum comentário:

Postar um comentário