segunda-feira, 8 de abril de 2013

Estudando as pausas na música

A música é composta por sons e também por silêncios. O silêncio em música é a pausa.
Nesta música - Sim, Cristo me ama - a melodia foi transcrita por mim na clave de Sol e na clave de Fá, alternadamente, para facilitar a execução. Quando não há notas na clave de Sol, há pausas no lugar dessas notas, que são tocadas na clave de Fá, com a mão esquerda.
Quando não há notas na clave de Fá, há pausas na pauta inferior e as notas são tocadas na clave de Sol.
No primeiro compasso, observamos na pauta superior a nota Ré, uma semínima, valendo um tempo,  e em seguida pausas de semínima (um tempo) e de mínima (dois tempos), totalizando 4 tempos no compasso. 
Na pauta inferior, no mesmo compasso, vemos a pausa de semínima (um tempo) e em seguida duas vezes a nota Si e a nota Lá, com o valor de semínimas, valendo mais três tempos. No último compasso, temos uma pausa de semibreve, que vale quatro tempos, na pauta superior. A diferença na escrita entre as pausas de mínima e de semibreve é que a pausa de mínima fica sobre a terceira linha e a de semibreve está suspensa na quarta linha.
Ao lado da clave de Sol, no início da música, temos a indicação 4 / 4, significando que nesta música temos 4 tempos em cada compasso e que cada tempo é representado por uma semínima (o número de tempos é representado pela parte superior da indicação e a semínima é representada pelo 4, na parte inferior da indicação ). Veja o artigo Notas musicais - figuras que representam a duração das notas.
A música Sim, Cristo me ama, que é uma melodia religiosa composta no final do século XIX, tem esta letra em português, na primeira estrofe e refrão:
Cristo tem amor por mim,
Com certeza eu creio assim.
Por amor de mim morreu.
Vivo está por mim no Céu.

Sim, Cristo me ama,
Sim, Cristo me ama,
Sim, Cristo me ama,
a Bíblia assim o diz.

Toque agora a música, e escreva o nome das notas musicais. Mostro a resposta dentro de algumas horas. O dedilhado está indicado pelos números abaixo das notas musicais correspondentes.
Assista a este vídeo, para ouvir a música, executada no teclado.


Agora, imprimindo ou copiando as figuras abaixo, preencha os compassos, 
no teste a, valendo cada compasso 4 semínimas (4 tempos) e, 
no teste b, valendo cada compasso 3 semínimas (três tempos). Mais tarde, no próximo post, veja exemplos de respostas , já que pode haver várias formas de preencher cada compasso.

Teste a

Teste b



Nenhum comentário:

Postar um comentário