segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Como tocar uma melodia escrita em claves de Sol e de Fá






Como já vimos, para tocar piano ou teclado, utilizamos as claves de Sol e de Fá. A clave de Sol é utilizada na pauta musical superior e a de Fá na pauta inferior. As duas pautas juntas formam um sistema e assim é escrita a partitura para piano.
Aqui temos a melodia Ciranda, Cirandinha, melodia popular, utilizada para brincadeiras de roda infantis.










Vamos tocar esta música, utilizando a mão esquerda nas notas em clave de Fá e a mão direita nas notas em clave de Sol. Os números correspondem ao dedilhado, lembrando que o polegar é o dedo número 1 nas duas mãos, para tocar piano ou teclado. Começamos então com a mão esquerda utilizando o quarto dedo(o anular),na nota sol da clave de Fá, e em seguida temos a mão direita com o primeiro dedo (o polegar), na nota Dó da clave de Sol.

A música apresenta a figura colcheia, que vale metade da semínima, ou metade de um tempo, nesta música. Então, a música é tocada mais rápido do que as anteriores, porque tem figuras de menor duração. Vejam o artigo sobre figuras que representam a duração das notas musicais.

E agora observem a demonstração da execução da música Ciranda, Cirandinha no vídeo.





À medida que a prática aumenta nestas pequenas melodias, é possível tocar algumas notas como acompanhamento na mão esquerda, o que deixa a música mais interessante. Por enquanto, vamos tocando uma nota de cada vez. Quem estudar, logo poderá tocar com as duas mãos juntas. Aguardem as próximas músicas para estudo.


Veja como obter acompanhamento individual:

Acompanhamento individual personalizado


Nenhum comentário:

Postar um comentário