sexta-feira, 5 de abril de 2013

Como tocar as notas musicais no violão

Hoje faremos uma pausa e mostraremos, com a ajuda do Claudio, que é meu esposo, como tocar as notas musicais no violão.
O violão tem seis cordas, chamadas Mi, Si, Sol, Ré, Lá e Mi (grave), iniciando da que fica mais embaixo, quando o violão está na posição de ser tocado, ou mais à direita, se estiver em posição vertical. Se tocarmos essas cordas soltas, apenas dedilhando com a mão direita, o som será exatamente o da nota que dá nome à corda.

Observe aqui as cordas da direita para a esquerda. A mais fina é o Mi agudo e a mais grossa é a nota Mi grave, também chamada Mi bordão.

Agora observe essas pequenas divisões perpendiculares às cordas, que se chamam trastes. Entre um traste e outro está a distância de meio tom. 
A distância entre as alturas das notas é medida por tons e semitons. No piano entre uma tecla branca e uma tecla preta há um semitom e também entre as teclas brancas correspondentes ao intervalo Mi-Fá e Si-Dó. No violão, a distância entre um traste e outro é sempre de um semitom, na mesma corda.

No vídeo, o Cláudio inicialmente toca as cordas soltas: Mi, Si, Sol, Ré, Lá, Mi (da corda mais inferior para a mais alta).
Vai tocar as notas Dó e Ré na corda Si (a segunda), iniciando no primeiro traste, com a nota Dó e seguindo com o Ré, no terceiro traste, pois o Ré tem a distância de um tom do Dó, ou dois semitons. Em seguida toca  na corda Mi as notas Mi (com a primeira corda solta), Fá,  no primeiro traste, porque a distância é de um semitom entre Mi e Fá e depois Sol, no terceiro traste, Lá, no quinto traste, Si, no sétimo traste e Dó no oitavo (pois a distância entre Si e Dó é de um semitom).
Repetindo, para tocar notas na distância de um semitom, toca-se em trastes seguidos na mesma corda. Para a distância de um tom, a distância no violão é de dois trastes.