segunda-feira, 25 de março de 2013

O piano e as notas musicais

Claro que você conhece um piano, mas já viu um piano por dentro?
O piano é um instrumento de cordas percutidas. Dentro dele há um conjunto de cordas que são percutidas por martelinhos, acionados pelas teclas. 
Veja:
À esquerda você vê as cordas e as cravelhas utilizadas para afiná-las. Só quem é habilitado para fazer isso no piano é um profissional chamado afinador. Há também um feltro que abafa as cordas, impedindo que fiquem soando indefinidamente após serem percutidas. Quando queremos que as notas soem por mais tempo, um pedal afasta o abafador.

Hoje vamos ver onde são tocadas as notas musicais no piano. Há várias oitavas, como você vê na foto superior. (Oitava é a distância entre uma nota dó e outra nota dó, mais aguda ou mais grave.) As regiões à direita são mais agudas, há uma região central, com notas de uma altura mediana e regiões à esquerda com notas mais graves.

Como achar as notas? Primeiro achamos o dó:
O piano e o  teclado têm teclas brancas e também teclas pretas. As teclas pretas estão em grupos de duas ou de três teclas. Antes de cada grupo de duas teclas está o dó, assim como vemos na foto acima.

As demais notas situam-se na sequência ascendente (ré, mi, fá, sol, lá, si) para a direita ou descendente (si, lá, sol, fá, mi, ré) para a esquerda.

Na próxima foto, coloque você o nome das notas, imprimindo a figura ou editando a imagem. Veja a resposta na postagem seguinte, que colocarei dentro de algumas horas aqui no blog.


Tenha um ótimo dia!



2 comentários:

  1. Celina, que legal seu novo blog.
    Saber tocar algum instrumento musical sempre foi o meu sonho, principalmente o piano, mas infelizmente acabei não entrando em nenhuma aula.
    Mas a minha filha mostrou interesse, então já começou a estudar flauta na escola, depois da aula, 1x por semana. Também quer aprender piano e vamos dar todo o apoio pra ela poder aprender os instrumentos que desejar.
    Beijos querida e sucesso com o novo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cida, que legal sua visita!
      Já te contei que dou aulas de piano realmente, no momento para algumas crianças e adolescentes?
      Fiquei muito feliz outro dia porque uma juvenil já tocou na igreja alguns hinos no momento da música especial na classe de estudo da Bíblia (Juvenis) e num domingo à noite.
      Abraço.
      Celina

      Excluir