quinta-feira, 28 de março de 2013

Como tocar uma pequena melodia

Hoje vou começar a ensinar como tocar uma pequena melodia no piano ou no teclado.
No post O piano e as notas musicais, vimos como localizar a nota Dó no piano. Ela fica imediatamente à esquerda de um grupo de duas teclas pretas. A nota Dó, como as demais, aparecem várias vezes no piano e no teclado, em regiões de sons de altura mediana, graves (à esquerda) e agudos (à direita).
Nossos dedos, para efeito do dedilhado próprio para tocar no piano, são numerados de 1 a 5 a partir do polegar em ambas as mãos. O polegar é o dedo número 1 e o dedo mínimo é o número 5.
Aqui está uma linda melodia.

















Para tocar esta música, vamos primeiro localizar o Dó no piano e tocá-lo com o dedo 1 da mão direita (o polegar). A melodia está escrita na clave de Sol, que fica na pauta musical superior em cada sistema (conjunto de duas pautas usadas para tocar piano). A numeração acima das notas se refere ao dedilhado usado.



Na pauta inferior, não temos, por enquanto, nenhuma nota, apenas pausas, que são pausas de semibreve, valendo cada uma quatro tempos. A pauta inferior na partitura para piano é tocada com a mão esquerda na clave de Fá, que ainda não estudamos.
Será necessário contar os tempos, de acordo com as figuras de valor das notas musicais: quando tivermos uma mínima, contaremos dois tempos; quando tivermos uma semínima, um tempo; quando tivermos uma semibreve, quatro tempos. (Veja o artigo Notas musicais - figuras que representam a duração.)
Estou explicando tudo isto e mostrando como se toca a melodia neste vídeo.
Se tiver um teclado ou piano, experimente tocá-la.



Veja como obter acompanhamento individual:
Acompanhamento individual personalizado

2 comentários:

  1. Celina, que legal essa iniciativa sua, ensinando gratuitamente aqui e repartindo seus conhecimentos. Parabéns!
    Estarei sempre de olho por aqui.
    beijos
    Lauri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lauri. Estarei atualizando algumas vezes na semana. Abraço da
      Celina

      Excluir