quarta-feira, 16 de março de 2016

Como se escrevem as notas musicais

Até agora me referi às notas musicais, escrevendo com o alfabeto seus nomes (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si). (Leia o artigo O piano e as notas musicais.)Mas em música as notas são escritas de uma forma diferente.
As notas são escritas assim:
Para escrevê-las, usa-se essa reunião de cinco linhas, chamada pauta musical ou pentagrama. Na pauta musical há também quatro espaços entre as linhas em que também são escritas notas.
Abaixo e acima da pauta, há linhas e espaços suplementares.
O Dó é escrito na primeira linha suplementar abaixo da pauta (por isso, aquele tracinho no meio, que é uma linha suplementar inferior à pauta). O Ré é escrito no primeiro espaço suplementar inferior, logo abaixo da pauta. O Mi é escrito na primeira linha (as linhas são contadas de baixo para cima); o Fá, no primeiro espaço; o Sol, na segunda linha; o Lá, no segundo espaço; o Si, na terceira linha e o Dó que compõe o intervalo de oitava com o primeiro, no terceiro espaço. Estas as notas da região central do piano, do chamado Dó 3 ao Dó 4. 
Uma observação: estamos estudando como se escrevem as notas com a utilização da clave de Sol, que é aquela figurinha bem no início da pauta.
Se mudarmos a clave (existem também claves de Fá e de Dó), as notas serão escritas em outras linhas e espaços na pauta. Mas este é assunto para depois.

Agora, coloque você o nome nas notas desta música:




Darei a resposta no próximo post, dentro de algumas horas.
Bom estudo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário